
O quarto zonal da LIVESB/2010, disputado em Eunápolis, nos dias 16 e 17/10, nã0 modificou a classificação do G4, o das equipes classificadas para finais.
No masculino, mesmo vencendo o 4º zonal, a boa equipe de Vitória da Conquista, ficará ausente das finais por dois fatores: pelo fato de que, esse ano, a cidade sede das finais está automaticamente classificada e por só ter ingressado na LIVESB/2010 a partir do segundo zonal, não recebendo a pontuação do 1º.
Apesar de participar como convidada, já que Vitória da Conquista não faz parte da Região Extremo Sul, a equipe fez uma Liga com muita regularidade, sempre complicando os jogos para seus adversários e se não fosse pelos fatores supra citados, teria a vaga de Itanhém, que somou insuficientes 19 pontos para entrar no G4. Com certeza se estivesse presente às finais a "Equipe do Café", seria uma franca favorita ao título.
Com destaques para Ítalo - com um excelente passe; Vinícius - com um bloqueio alto e; Marcos - com bom trabalho de levantamento, Conquista desbancou o líder Porto Seguro e assegurou a quarta colocação na classificação geral, ultrapassando inclusive a equipe de Caravelas, ficando, a classificação final do masculino da seguinta forma: 1º (no saldo de set's) Porto Seguro, com 26pts; 2º Itamarajú, também com 26pts; 3º Teixeira de Freitas, com 23pts; 4º Vit. da Conquista, com 22pts; 5º Caravelas, com 20pts; 6º Itanhém (classificado automaticamente por ser sede das finais), com 19 e; 7º Eunápolis, com 11pts.
Já no feminino, a equipe de Eunápolis ratificou sou condição de favorita ao título, vencendo mais um zonal com atuação excelente da atleta Laudicélia, porém tivemos a ausência da equipe do Só Alegria (de teixeira de Freitas) se utilizando do regulamento, que possibilita a ausência em um dos zonais mediante pagamento de suas taxas, já que tem a classificação garantida, o que facilitou a vida das anfitriãs. De surpresa, o crescimento da equipe do Pega Leve/Jacarandá, que apresentou como novidade, a atleta Crislayne, que deu maior consistência a equipe, levando-a ao vice do zonal. Caravelas, diferentemente dos outros zonais, se mostrou apática, talvez pela classificação antecipada, mas isso só a finais dirão.
A Classificação final do feminino ficou assim: 1º Caravelas, com 30pts; 2º Eunápolis, com 26pts; 3º Pega Leve/Jacarandá, com 25pts; 4º Só Alegria(Tx. de Freitas), com 24 pts e; 5º Porto Seguro, com 14pts.
As finais estão marcadas para os dias 20 e 21/11, na cidade de Itanhém, com jogos iniciais do 1ºX4º e 2ºX3º, nas duas categorias. Deste modo aguardamos a presentaça de todos em mais uma edição das tradicionais finais da Liga de Voleibol do Extremo Sul da Bahia.